segunda-feira, 10 de junho de 2019

Atividades vivenciadas pelos alunos da E.M.E.B Uilibaldo Vieira Gobbo na 23ª semana de 2019.

    Saudações queridos leitores.

    É com imenso prazer que hoje descreverei as atividades vivenciadas pelos alunos da E.M.E.B Uilibaldo Vieira Gobbo entre os dias 04 (quatro) à 07 (sete) de junho de 2019.

    Vamos falar primeiro das experiências vividas na 23ª semana de 2019 pelos alunos do 1º (primeiro) e 2º (segundo) ano.

- Corrida de velocidade:

Os materiais utilizados para essa atividade foram: Cones, fita métrica e um cabo de Vassoura:
Desenvolvimento da atividade: Um aluno segurava o cabo de vassoura e deixava cair no chão, enquanto isso o aluno que ficava posicionado na marca inicial, deveria correr a maior distância possível enquanto o cabo de vassoura não atingisse o chão. Depois o aluno visualizava na fita métrica a distância que ele conseguiu percorrer.



- Salto em altura: 

Os materiais utilizados foram: Colchonetes, tatame grande, elástico.
Desenvolvimento: Primeiramente dois alunos seguram o elástico na altura dos tornozelos e os demais alunos devem saltar por cima do elástico. Depois deve-se variar a altura do elástico, afim de desafiar os limites dos alunos. Foi uma atividade que os alunos gostaram e se divertiram.




- Lançamentos e arremessos:

Materiais utilizados nesta atividade: Uma bola de basquete reutilizada (ela estava com um grande furo, aproveitei fiz um furo maior e coloquei areia dentro da bola de basquete para alterar o seu peso); bola de areia envolta em tecido TNT e fita adesiva; fita métrica e cones.
Desenvolvimento da atividade: Cada aluno sentava-se na marca inicial da fita métrica e podia utilizar apenas os membros superiores para realizar o arremesso da bola. Depois os alunos realizaram  arremesso da bola de arreia envolta do tecido TNT.




    Antes das atividades serem realizadas no pátio da escola, os alunos foram instigados a responderem se sabiam apontar diferenças entre esportes individuais e coletivos. Alguns alunos conseguiram apontar facilmente a diferença entre esporte individual e coletivo.

    As atividades desenvolvidas com os alunos foram com o intuito dos mesmos poderem vivenciar de forma lúdica e prazerosa os esportes na modalidade individual.

    Agora é a vez de falarmos dos alunos do 3º (terceiro), 4º (quarto) e 5º (quinto) ano da E.M.E.B Uilibaldo Vieira Gobbo.
    
    Durante a aula de Educação Física os alunos assistiram vídeos de diversas modalidades de esportes, e após os vídeos, os alunos foram instigados a identificar conceitos de jogo e esporte.
    A maioria dos alunos souberam apontar algumas diferenças entre o esporte e jogo como:

O JOGO:
* pode ter o espaço adaptado.
* pode ter mudanças nas regras.
* pode mudar o número de jogadores.

O ESPORTE:
* as regras são fixas.
* duração da partida fixa.
* Treinos.

    Na parte prática da aula de Educação Física, os alunos se divertiram com a atividade de nome HAND SPINNER, baseado na dinâmica do Handebol.


HAND SPINNER

Materiais para o HAND SPINNER: Giz, Bola de Handebol ou outra bola de plástico, cones e coletes.
Desenvolvimento do jogo HAND SPINNER: Dividir os alunos em duas equipes com número de jogadores iguais. Cada equipe terá que defender os seus cones que estão dentro do círculo desenhado no chão. Ao mesmo tempo que os alunos defendem, devem elaborar uma estratégia para atacar os cones da equipe adversária.

REGRAS DO HAND SPINNER.
O aluno que estiver com a bola não poderá andar e apenas poderá movimentar os braços para realizar o passe para um jogador de sua equipe.
Poderá apenas interceptar a bola no ar, durante a troca de passes da equipe adversária, ou seja, se um adversário estiver segurando a bola, não poderá ser tomado a bola das mãos do adversário.
Ganha a equipe que derrubar todos os cones da equipe adversária.

Abaixo um vídeo dos alunos do 5º A (matutino)

    Até a próxima!


Autor:
Prof. Fabio Carvalho
Seu amigo de hoje e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário