quarta-feira, 20 de março de 2019

Projeto "A prevenção começa na Escola"



No dia 19/03/2019, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) promoveu em conjunto com a Secretária Municipal de Educação Esporte e Cultura a realização do projeto “Prevenção começa na Escola”.
Conforme consta na página do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, a intenção do projeto é sensibilizar Secretarias Municipais de Educação, agentes de proteção à criança e ao adolescente e a comunidade escolar sobre a prevenção sobre os temas de abuso sexual infantil, bullyng e conservação do bem público.
Eu fui prestigiar o evento juntamente com os alunos das turmas do período matutino do 4º (quarto) e 5º (quinto) ano A, e turmas vespertinas 4º (quarto) e 5º (quinto) ano B da Escola Municipal de Educação Básica Uilibaldo Vieira Gobbo. E para ajudar a cuidar dos alunos do Uilibaldo também estavam presentes os Professores Elton e Tatiane, a Auxiliar Pedagógico Noeli, e as bolsistas Elisangela e Karina.
O evento ocorreu no auditório da Unemat, que iniciou com a presença de vários alunos de escolas municipais e autoridades, das quais vale destacar a presença da Secretária de Educação Veridiana Paganotti, a Prefeita Municipal Rosana Martinelli e do Procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado.
No período matutino após as formalidades, contamos com a presença de musicistas da Escola de Arte de Sinop, que a realizaram uma bela apresentação com instrumentos musicais como o belo som do Violino. Em seguida foi a apresentação do grupo Teatral Vostraz, com a peça teatral que conta a história de uma menina chamada Rosa.
No período vespertino iniciou-se com a apresentação das belas Bailarinas da Escola de Artes de Sinop e em seguida o grupo Vostraz se apresentou novamente contando a história de menina Rosa.
Sobre a peça teatral, posso dizer que fiquei emocionado, pois o grupo Vostraz soube encenar com maestria temas polêmicos como o bullyng, depredação de patrimônio público e o abuso sexual infantil. O grupo passou a mensagem de que as crianças não devem “guardar segredos” que machucam a si próprio ou a quem está próximo dela. Também foi passado durante a peça teatral a possibilidade de utilizar o DISQUE 100 para fazer denúncias sem a necessidade de identificação e também deixo abaixo o vídeo e link para download da música Tesourinho que traz em sua letra que o corpo da criança é um tesouro e ninguém pode tocar.
Telefones para denunciar o abuso sexual infantil:
Disque 100 – Direitos Humanos (É um disque denúncia Nacional)
(66) 3531-4722 - Conselho Tutelar
(66) 3531-8585 – 11º Batalhão de Polícia Militar.
(66) 3531-2024 – Delegacia Municipal de Polícia de Sinop.

Reportagem oficial da TV Prefeitura que fez a cobertura do evento:

Vídeo acessado em 20/03/2019

Link para a TV PREFEITURA:



Vídeo – O seu corpo é um Tesourinho.

Vídeo acessado em 20/03/2019

Clique aqui para fazer o download da música "O seu corpo é um Tesourinho.


Leia também uma reportagem do dia 18 de março de2019 feita por Ana Luíza Anache que aborda maiores explicações sobre o projeto de desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

Página acessada em 20/03/2019.


Dê uma conferida nas fotos dos alunos da E.M.E.B Uilibaldo Vieira Gobbo que participaram do evento:
Alunos do Matutino

Alunos do Matutino

Alunos do Matutino

Alunos do Matutino

Alunos do Matutino

Apresentação dos musicistas da Escola de Artes

Autoridades presentes

A menina Rosa e seu Amigo Imaginário

Alunos do vespertino

Alunos do vespertino

Alunos do vespertino

Alunos do vespertino

Alunos do vespertino

Alunos do vespertino

Alunos do vespertino

Alunos do vespertino

Alunos do vespertino

Alunos do vespertino

A Noeli no centro da foto e alunos do vespertino

Alunos do vespertino

Alunos do vespertino

Aluno do vespertino

Alunos do vespertino

Alunos do vespertino

Alunos do vespertino

Alunos do vespertino

Apresentação das Bailarinas da Escola de Artes.
Autor:
Seu amigo de hoje e sempre,
Prof. Fábio Carvalho

2 comentários:

  1. Parabéns! Professor Fábio o seu blog está perfeito. Gostei muito das suas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Querido(a) Leitora(a) por seu reconhecimento. Os conteúdos são elaborados com o mais fino dos finos sentimentos para vocês queridos Leitores.

      Excluir